Header Ads Widget

Documentário da Netflix “Fantastic Fungi” explora a magia dos cogumelos

 



Você provavelmente já ouviu falar da frase “comprar cogumelos mágicos”; mas, na realidade, todo o reino dos fungos tem algumas características fantásticas. Em Fantastic Fungi , um dos mais novos documentários sobre a natureza da Netflix, você pode fazer uma viagem sob o solo da floresta e aprender mais sobre esses incríveis organismos.


Cogumelos são um mistério para muitos de nós hoje. Nós os encontramos principalmente em nossos pratos, no supermercado ou ocasionalmente em nossos quintais; mas há muito mais nesses organismos do que aparenta. Na verdade, os fungos literalmente mantêm nossos ecossistemas juntos! 

Como diz o famoso micologista (entusiasta de cogumelos) Paul Staments, os fungos são os “grandes decompositores moleculares da natureza”: 

Eles cuidam dos resíduos naturais da Terra, reciclando-os em nutrientes para o solo, que dá vida a todos os seres do planeta. 

Sem fungos, a matéria vegetal morta se acumularia e acabaria sufocando a terra. Sua capacidade única de reciclar resíduos e nutrientes não é apenas necessária, mas também é incrivelmente bonita de se testemunhar: Fantastic Fungi apresenta toneladas de filmagens em time-lapse de cogumelos crescendo, transformando-se e magicamente fazendo com que os resíduos desapareçam.




O documentário também apresenta vários cientistas e especialistas no campo da micologia, muitos dos quais concordam que podemos aproveitar o poder de decomposição dos fungos para resolver muitos dos nossos problemas – incluindo a poluição. 

Em um estudo abordado no documento, um derramamento de óleo simulado foi tratado com esporos de cogumelos e coberto por um período de tempo. 

Quando os cientistas revisitaram o derramamento, os fungos haviam decomposto completamente o óleo e o usado como um viveiro de cogumelos. Os fungos recém-descobertos até atraíram insetos e pássaros, criando um “oásis de vida” a partir de algo que antes era um problema perigoso.

Cogumelos verdadeiramente “mágicos”




Voltando ao conceito de “cogumelos mágicos”, Fantastic Fungi visa expandir nossa consciência sobre como algumas variedades de cogumelos podem nos ajudar a expandir nossa consciência. Claro, cogumelos psicodélicos são atualmente ilegais nos EUA para uso recreativo; mas na área médica, muitos especialistas provaram que os “cogumelos” psicodélicos podem trazer enormes benefícios à nossa saúde, já aqui no Brasil, os cogumelos psilocybe cubensis são de livre comércio e muitas pessoas estão procurando por microdosagem psilocibina comprar para fazerem seus estudos.  

O documentário apresenta vários estudos médicos que mostraram que a psilocibina (a substância química alucinógena dos cogumelos mágicos) pode ajudar a religar nossos cérebros para sempre; especificamente em pacientes que lutam contra vícios e problemas de saúde mental. 

Alguns casos até mostraram que certos cogumelos ajudam a curar pessoas com câncer! Isso levanta a questão: os cogumelos podem nos ajudar a combater doenças? Segundo Fungos Fantásticos, A resposta é um sim retumbante.


Acontece que os fungos já desempenharam um papel fundamental em algumas das maiores descobertas médicas da história – sendo a mais famosa nossa amiga penicilina. 

Sim, esse antibiótico que salva vidas é na verdade uma espécie de mofo; e os cogumelos ajudaram os especialistas médicos a perceber seu enorme potencial (mais sobre isso no documentário). 

Algumas cepas de fungos também estão nos permitindo salvar centenas de colônias de abelhas, ajudando os polinizadores a combater doenças. 

Embora essas sejam apenas duas das muitas revelações recentes sobre as propriedades medicinais dos cogumelos, muitas culturas os usam há séculos e séculos na medicina tradicional. 

De fato, alguns dos cientistas do Fantastic Fungihipotetizar que cogumelos psicodélicos poderiam ter sido a causa do rápido crescimento cerebral em nossos ancestrais pré-históricos; o que também pode significar que devemos agradecer aos cogumelos pela concepção da linguagem! Tudo isso, e os cogumelos são apenas os frutos acima do solo dos fungos… a parte verdadeiramente fantástica está abaixo do solo.

Micélio Maravilhoso

O micélio é essencialmente o sistema radicular dos fungos, com trilhões de ramificações conectadas - apenas o sistema de micélio de um cogumelo tem mais caminhos do que redes neurais em nossos cérebros! Este sistema verdadeiramente maravilhoso é como os fungos armazenam e transportam nutrientes por todo o solo, o que está acontecendo constantemente sob nossos pés. Sob cada passo que damos, existem cerca de 300 milhas de micélio trabalhando duro para apoiar e manter estruturalmente unidos nossos ecossistemas.

O micélio é como os fungos transportam nutrientes para todas as plantas do planeta. Isso é um feito enorme por si só, mas alguns estudos também revelaram que o micélio funciona como uma via de comunicação entre plantas e fungos – semelhante à forma como as redes neurais em nosso cérebro transmitem mensagens por meio de impulsos elétricos. O micélio também armazena uma riqueza de carbono abaixo do solo, que nós, humanos, temos o potencial de explorar – desde que continuemos a proteger e nutrir adequadamente a natureza ao nosso redor.

Expandindo nosso entendimento

Há uma citação de Fantastic Fungi que ficou comigo desde que o assisti:

“Quando vemos, entendemos. E quando a entendemos, nos preocupamos com ela. E quando nos preocupamos com isso, faremos algo para ajudar a salvá-lo.”

Certamente há muita desinformação e estigma em torno do tema dos cogumelos, mas a história mostra que eles nem sempre foram um tabu. 

Em Fantastic Fungi , você aprenderá que antes da religião organizada existir, culturas antigas em todo o mundo utilizavam e até adoravam cogumelos psicodélicos por sua capacidade de fornecer experiências poderosas e profundas. 

Muitas culturas (mesmo algumas ainda hoje) as consideram uma ferramenta para a espiritualidade. Para eles, e muitos outros, os cogumelos representam regeneração, rejuvenescimento e a beleza do ciclo interminável de vida e morte. Precisamos de uma mudança em nosso pensamento coletivo em relação aos fungos, para que possamos entender e apreciar como eles são verdadeiramente fantásticos.

O Movimento do Cogumelo psilocybe cubensis que se espalha pelo país hoje está trabalhando para espalhar a beleza dos fungos por toda parte, para ajudar as pessoas a entender melhor esses organismos complexos. 

Porque mais uma vez as pessoas percebem o poder potencial que os fungos possuem, mais pessoas estarão interessadas em investigar como usar esse poder de forma responsável para resolver nossos problemas - e então, mais seremos capazes de curar nossos semelhantes e o planeta. 

Fungos Fantásticosnos inspira a pensar em nós mesmos não como indivíduos, incapazes de se comunicar com a natureza; mas, em vez disso, como parte de um círculo harmonioso de comunicação com todas as formas de vida na Terra. 

O documentário ensina que entender os fungos não é apenas o primeiro passo para tanto progresso, mas também a chave para uma compreensão mais profunda da natureza em geral. E, esperançosamente, quando pudermos compreender com mais clareza o quanto a Terra tem a oferecer, estaremos mais motivados para ajudar a proteger esse recurso tão precioso.