Header Ads Widget

Netflix: Explicando a Mente Desvenda os Mistérios do Cérebro Humano

Explicando a mente, da Netflix, oferece um mergulho denso e rápido no complexo e misterioso universo da mente humana. entenda cada episódio



Episódios de Explicando a Mente

→ Memória

→ Sonhos

→ Ansiedade

→ Meditação

→ Psicodélicos

Saiba onde comprar psilocybe cubensis 10g >>PROMO ATIVA<<<

A mente humana é uma das coisas mais fascinantes que existe. É uma “coisa” porque é tão complexa que é difícil classificá-la em algo menos abstrato do que isso. 

O que se sabe sobre ela ainda é pouco compreendido e um tanto misterioso, mas a Netflix tenta desbravar essa área em sua série explicando a mente 
.
Do ponto de vista científico, a neurociência levou séculos para entender como é a estrutura do cérebro humano e como ele funciona em partes, mas muitas perguntas ainda não foram respondidas. Afinal, desvendar uma máquina tão complexa é uma tarefa difícil (principalmente quando olhamos para a mente humana única).



A mente humana é complexa e ainda sabemos pouco sobre ela

Explicando a mente é um spin off (“derivado”, em tradução livre) da série explicando (de 2018, com duas temporadas e abordando assuntos diferentes), ambas da Netflix , que tenta trazer esse assunto (a mente) sob uma luz e forma dinâmica. Tem 5 episódios em sua primeira e até agora única temporada. Cada um deles aborda um tema intrigante da neurociência: memória , sonhos , ansiedade , meditação e psicodélicos.

São episódios rápidos (aproximadamente 20 minutos), simplificados e em uma linguagem que até quem não tem conhecimento prévio do assunto consegue absorver o conteúdo. No entanto, eles elucidam muitas informações ao mesmo tempo.

Todos esses episódios são narrados por Emma Stone (de La La Land , 2017) e a série alterna entre imagens explicativas, entrevistas com neurocientistas especialistas e depoimentos relacionados ao tema do episódio. Se formos desvendar essa composição, percebemos alguns fatores que tornam a série dinâmica e, consequentemente, no ritmo de nossas mentes.

A narrativa é rápida e é preciso estar atento para acompanhar o raciocínio, que segue de forma lógica. Quando os desenhos são mostrados, eles estão em cores vivas e dinâmicas. O passado (imagens e relatos antigos) é contrastado com o presente (explicações de neurocientistas, artigos científicos e depoimentos de pessoas ligadas ao assunto). Veja o trailer:


Se pararmos para pensar, é exatamente assim que nossa mente funciona: meio bagunçada. Essa estrutura, de troca contínua de cenas, imagens borradas e outros elementos constitui o quebra-cabeça do nosso cérebro. Esse efeito pode não ter sido intencional, mas faz você olhar para a tela.

Se você se esforçar, vai notar até uma diferença na "velocidade" do episódio 3 para o 4. No 3, que trata da ansiedade, parece que o episódio se passa dentro de um ataque de pânico. 

Já no Episódio 4, que trata da meditação, tudo é mais calmo, desde os desenhos menos agitados até a música de fundo e algumas partes da narração.

cogumelos magicos curitiba 

A explicação de temas tão complexos é um pouco rápida. Parece superficial, mas é, ao mesmo tempo, envolvente. Se fosse mais fundo, levaria muito mais do que 20 minutos. Curiosamente, os nomes dos estudos científicos são apresentados de forma clara, para que você possa pesquisá-los para encontrar mais informações.

Também preciso entender que explicar a mente não pode responder a todas as perguntas que temos. A razão é simples: a mente é quase como um “buraco negro” do corpo humano, ou seja, há muitas coisas que ainda não sabemos (além do fato de que, como nos buracos negros, ninguém entrou em um para saber como é). 

Apesar disso, a série mergulha em questões que já são total ou parcialmente compreendidas e mostra aquelas que ainda são um mistério.
Basicamente, explicando a mente é para quem procura algo rápido e interessante, mas também para quem é simpatizante do assunto. Você certamente aprenderá algo novo e empolgante e, se for naturalmente curioso, irá em busca de informações.


Episódios de Explicando a Mente

Memória
É bem provável que, quando alguém fala em 11/XNUMX, sempre apareça alguém para dizer o que estava fazendo no momento em que viu a notícia (os millennials e alguns da geração Z provavelmente tiveram seu desenho interrompido). Mas sua memória é tão boa ou está faltando alguma coisa?
O episódio gira em torno do ataque de 11/XNUMX e como as pessoas se lembram do que aconteceu. Ou melhor, como o cérebro constrói essas memórias e como elas podem ser distorcidas, não importa o quanto você tenha certeza de que foi assim.

Além disso, há uma explicação sobre pessoas que têm a (invejável) capacidade de lembrar milhares de números, palavras e imagens como se o cérebro tivesse uma capacidade de armazenamento infinita. Algumas técnicas para isso são mostradas, como o Palácio da Memória (e pode ser uma ótima dica).

Por outro lado, há relatos curiosos de casos de pessoas com algum problema de amnésia. Um deles é Henry Molaison (cujo problema se parece muito com o visto no clássico filme como se fosse a primeira vez , de 2004).
Algumas questões levantadas e exploradas são: se a função da memória é preservar o passado, por que elas não são confiáveis? Se o sistema de memória não é confiável, por que ele existe? As respostas são mostradas ao longo do episódio.

Sonhos

O segundo episódio de explicar a mente trata de algo que ainda não entendemos bem: os sonhos. Para começar, algumas questões apresentadas neste episódio são: os sonhos são míticos ou têm algum significado? Por que sonhamos? Por que os sonhos misturam realidade e coisas abstratas? É possível controlar os sonhos?

Na história da humanidade, os sonhos inspiraram muitas realizações, desde a organização da tabela periódica até várias obras de Salvador Dalí. Freud, vários neurocientistas e muitas culturas antigas buscaram algumas explicações para os sonhos, que ainda hoje são cercados de mistérios.
Existem, durante o sono humano, várias fases. Uma delas é justamente onde os sonhos ocorrem com mais vivacidade, a fase REM ( Rapid Eye Movement , ou Rapid Eye Movement, em português), na qual os olhos se movimentam e há alta atividade cerebral. Como isso funciona é um dos aspectos analisados ​​no episódio dois.

Ansiedade


Quem nunca ficou ansioso por um motivo específico (ou talvez nenhum em especial)? A ansiedade é uma resposta natural ao medo que pode se manifestar de diversas formas (talvez mais em algumas pessoas e menos em outras) e é o tema central do terceiro episódio de Explicando a Mente .

Em termos de ataques de ansiedade e sentimentos de pânico, o episódio vai mais fundo e explica nas entrelinhas o que é, como é que acontece esta forma de ansiedade tão intensa e porque acontece a alguns, para além do que podemos fazer sobre isso.

Como um ataque de pânico se assemelha à sensação de perigo em que seu corpo sinaliza e lhe dá todo o suporte para lutar (ou correr), por exemplo?

Além disso, qual é o limite entre a ansiedade natural e racional (como aquela que manda você correr quando está enfrentando um leão faminto) e a ansiedade que prejudica o seu convívio? O que é Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e como ele está relacionado à ansiedade? De onde vêm os transtornos de ansiedade e o que fazer para tentar contorná-los?


Esse episódio mostra diferentes “níveis” de ansiedade, como o cotidiano, em que ficamos assustados e angustiados com algumas situações (como ter que pagar contas) e o extremo, que pode dificultar a convivência social. Fobias, medo de ser avaliado, de não saber o que vai acontecer, de perder o controle e outras variações de ansiedade.


Outro ponto muito interessante abordado é sobre a possibilidade de estarmos cada vez mais ansiosos: Estamos em uma epidemia de ansiedade ou isso é algo que vem de outros tempos? 


Em caso afirmativo, a mídia social e a tecnologia em geral são as culpadas? Qual o papel dos medicamentos e terapias nesse cenário? Tudo isso é respondido durante este episódio, que conta com diversos dados científicos para embasar os argumentos.



Meditação


A meditação é um tema um tanto controverso. Muitas pessoas acreditam em seus verdadeiros efeitos, enquanto outras duvidam. o quarto episódio de explicando a mente aborda o que a meditação pode fazer não apenas pela sua mente, mas também pelo seu corpo.

“Respire fundo, concentre-se na inspiração e na expiração, libere a tensão do corpo, relaxe” … Se você acha que meditação é falar para dormir, ficará surpreso ao ver os resultados de alguns estudos científicos apresentados. No entanto, existe um limite entre meditação e exagero e isso é claramente explicado.

Existem diferentes tipos de meditação, desde as mais “calmas” às mais “agitadas”, rituais religiosos, relaxantes e que aumentam a concentração, etc. Há para todos os gostos. no caso do Mindfulness , o objetivo é chamar a atenção para o que a mente está fazendo, algo um tanto complicado hoje em dia. Como contraponto, a tecnologia que nos torna tão desatentos pode ajudar a meditar a qualquer hora e em qualquer lugar com aplicativos específicos.


Em essência, a meditação não é sobre controlar sua vida, é sobre como você responde aos eventos em sua vida. Isso nos leva a questionar: Como a meditação pode ajudar em problemas como depressão, ansiedade, déficit de atenção e outros? Como as técnicas de respiração podem levar ao controle da mente?

→ Leitura recomendada: dose heroica cogumelos mágicos 

Psicodélicos

Não é novidade que se sabe que algumas substâncias provocam alterações na mente, que podem nos levar a uma viagem por um mundo totalmente diferente por um tempo. Por exemplo, uma cápsula de cogumelos mágicos pode fazer você se sentir menos ansioso por muito tempo. Dois podem fazer com que uma grande proporção de fumantes pare de fumar por um ano.

Bizarro, não é? Como pode tal experiência ter efeitos tão variados e drásticos? Isso é exatamente o que o último episódio de explicar a mente não tenta.

Os relatos vão desde a descoberta da dietilamida do ácido lisérgico (LSD) – uma das drogas alucinógenas mais famosas e que pode alterar sua percepção da realidade por horas – em quase detalhes, passando pelos anos 60 e o boom hippie, até a proibição não apenas do LSD , mas também outros psicodélicos. A verdade é que ninguém sabia exatamente o que essas drogas poderiam causar.

→ Saiba onde comprar microdose cogumelo 

O episódio também discute mitos e verdades sobre psicodélicos: eles afetam os cromossomos? Qual é o risco? Eles induzem problemas mentais? Eles levam a experiências míticas e espirituais? Como os psicodélicos são diferentes do álcool e outras drogas (cocaína, heroína, etc.)? Qual é a diferença entre psicodélicos e meditação?


Este episódio quebra alguns mitos e mostra os dois lados dos psicodélicos, os riscos e benefícios, além de toda a incerteza associada ao desconhecido. Ainda, apresenta como eles rompem com a percepção que temos do mundo real e qual é o seu efeito no cérebro.


Análise Final 

O documentário explicar a mente é certamente uma jornada fácil, rápida e instigante pela mente humana. A série poderia, sim, ter abordado alguns outros pontos, mas fazer isso teria perdido seu propósito de ser veloz. Portanto, é mais como uma introdução a diversos assuntos relacionados à neurociência.

Não é por ser introdutório que se apega à superficialidade do assunto. É possível capturar detalhes complexos bem explicados. Além disso, as dinâmicas condizem com os temas abordados e possuem um ritmo interessante.

Explicando a mente é daquelas que você vê na hora e que fica com “caraminholas” na cabeça quando termina. Pode ser necessário interromper algumas vezes para ler o nome de um artigo científico ou analisar uma imagem com mais calma, mas isso não interfere no entendimento do que está sendo dito (pausar para analisar melhor é mais indicado para quem realmente quer ir mais fundo).


Enfim, seja para quem quer algo leve para distrair e, ao mesmo tempo, expandir seus horizontes ou para quem é fã da neurociência e curioso sobre como funciona essa máquina perfeita chamada cérebro, explicar a mente é um prato cheio.


Quase paradoxalmente, é uma série que deixa sua mente trabalhando para entender seu próprio funcionamento fascinante.

Postar um comentário

0 Comentários