Header Ads Widget

→ Os 5 melhores documentários brasileiros

Este gênero cinematográfico visa abordar a realidade social de forma mais direta, ao mesmo tempo em que estimula a reflexão e destaca questões recorrentes.

Para melhorar a sua experiência, escute esse artigo:

 

1- Ilha das Flores (1989)


O documentário de Jorge Furtado é um dos filmes mais utilizados nas salas de aula do ensino fundamental e médio para discutir meio ambiente e economia .

O documentário retrata todo o ciclo econômico de um tomate, desde a produção até o consumo em lar ou descarte em aterro .A tese do diretor partiu da ideia de que o atual sistema econômico gera desigualdades sociais.

2- Cabra Marcado para Morrer (1984)


O documentário começou a ser produzido em 1964, com a intenção de contar a história de João Pedro Teixeira , presidente da Liga Sapé do Paraguai , assassinado em 1962 .

No entanto, devido à intervenção militar em 31 de março , a locação do engenho Galiléia foi fechada e as filmagens foram interrompidas.


Coutinho voltou para a região depois de 17 anos e reencontrou a esposa de João Pedro , Elisabeth Teixeira , que vivia na clandestinidade , e muitos outros camponeses que participaram das gravações .

Muitos críticos de cinema consideram Cabra Marcado para Morrer um dos melhores documentários brasileiros.

3- Notícias de uma Guerra Particular (1999)



João Moreira Salles e Kátia Lund entrevistam traficantes e moradores do Morro Dona Marta para criar um retrato da violência no Rio de Janeiro .

O filme inclui entrevistas com criminosos, policiais e moradores da comunidade de Botafogo , no sul do Brasil.É possível compreender como a sociedade carioca lida com a violência cotidiana a partir das entrevistas.

A obra tem como protagonista o Capitão Rodrigo Pimentel, que inspirou um dos personagens mais conhecidos do cinema brasileiro , o Capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura no filme Tropa de Elite.

Uma das produções brasileiras mais relevantes, seu lançamento estimulou diversos debates sobre a segurança pública brasileira e a situação das favelas no Rio de Janeiro.

4- Pátria Educadora



Para entender por que o Brasil subiu ao topo de todos os rankings educacionais internacionais , é preciso dar um passo para trás.Durante esta sessão educacional , serão apresentadas ideias, análises e conclusões sobre as várias ideologias e personalidades que moldaram o sistema educacional brasileiro .

Com mais de 6 milhões de visualizações, o documentário Pátria Educadora faz um raio- x do sistema educacional brasileiro .Será lançado em março de 2020 e é um dos documentários mais assistidos da história brasileira . 


Um único documentário brasileiro , Paralelo, teve mais visualizações do que os mais de 650 documentários produzidos no Brasil desde 2009.

5- 1964 - O Brasil entre armas e livros



O período mais controverso da história brasileira foi investigado .O resultado final foi uma produção internacional com dezenas de entrevistas , descoberta de documentos originais dos serviços secretos soviéticos e muita censura da mídia brasileira. 

Com quase 10 milhões de visualizações, 1964 - O Brasil entre armas e livros é um BP Original que discute um dos períodos mais controversos da história brasileira : o regime militar brasileiro.

Leitura recomendada → dose heroica cogumelos mágicos