Header Ads Widget

9 documentários inspiradores sobre retiros psicodélicos e psilocibina

Uma das maneiras mais divertidas de aprender mais sobre psicodélicos é mergulhar em um documentário fascinante. Então, incline-se para trás e fique à vontade. Aqui estão 9 dos documentários mais inspiradores sobre psicodélicos e retiros de psilocibina.

O que é psilocibina?

A psilocibina onde encontrar é o ingrediente ativo de uma espécie específica de cogumelos e trufas. É responsável pelas viagens espirituais transformadoras que as pessoas podem vivenciar. Os cogumelos, também chamados de cogumelos mágicos, crescem acima do solo, enquanto as trufas crescem abaixo do solo.

A psilocibina pertence a um grupo de drogas chamadas psicodélicas clássicas. Este grupo também inclui LSD, DMT e mescalina. Os psicodélicos são substâncias naturais, encontradas em plantas ou fungos, e têm fortes efeitos de alteração da mente.

Consumir cogumelos mágicos ou trufas pode levar a alucinações, alterando a percepção do usuário sobre espaço, tempo, pensamentos e identidade. Na Holanda , os cogumelos mágicos são ilegais, mas as trufas mágicas são legais. É por isso que, na Essence, usamos trufas mágicas para nossos retiros de psilocibina.

9 documentários inspiradores sobre retiros psicodélicos e psilocibina

Para algumas pessoas, até mesmo assistir a um documentário sobre psicodélicos ou retiros de psilocibina pode explodir suas mentes. Mas se você quiser aprender mais e experimentar você mesmo.

1. Goop Lab – Episódio 1, Temporada 1


Embora o Goop Lab (Netflix) não seja conhecido por usar os melhores métodos científicos, o primeiro episódio da primeira temporada tem algum conteúdo interessante. Um grupo de voluntários vai para a América Latina para um retiro de psilocibina, e você pode ver uma parte de sua experiência de cura com cogumelos mágicos.

Observe que cada retiro e cerimônia de psilocibina é diferente. Na Essence, nosso foco é a segurança, por isso oferecemos orientação profissional por profissionais de saúde mental certificados e experientes. Acreditamos que esta é a melhor maneira de nossos clientes aproveitarem ao máximo sua experiência de cura espiritual.

Neste episódio do Goop Lab , no entanto, você tem um vislumbre dos poderes de cura da psilocibina em um ambiente terapêutico.

2. Fungos Fantásticos


Fantastic Fungi leva você a uma viagem cativante pelo mundo mágico dos cogumelos. Você sabia que existe uma rede mundial de fungos abaixo do solo, enviando informações para todo o mundo? Como o próprio WiFi da natureza.

Fatos incríveis como este e muito mais são compartilhados por um grupo de entrevistados, incluindo o aclamado micologista (especialista em fungos) Paul Stamets. Sua mensagem é que os fungos podem ajudar a salvar o mundo. Eles podem limpar derramamentos de óleo, ajudar a tratar doenças mentais e auxiliar na quimioterapia.

Stamets também compartilha uma história emocionante sobre como ele costumava gaguejar quando criança e como a psilocibina mudou radicalmente sua vida. 

Nós fizemos uma analise completa de Fantastic Fungi confira! 

3. Do choque ao espanto


From Shock to Awe segue dois veteranos militares americanos em sua jornada de cura. Ambos sofrem de depressão e são diagnosticados com TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático). Os tratamentos farmacêuticos ocidentais convencionais falharam em ajudá-los até agora, então eles tentam uma rota alternativa.

Os dois homens participam de uma cerimônia de ayahuasca no fim de semana. A ayahuasca, uma planta medicinal, também é chamada de “a videira da alma” – seu efeito é comparável a uma dose muito alta de cogumelos mágicos.

Depois do fim de semana, eles voltam para casa e integram essa experiência espiritual em suas vidas diárias.

4. Neurônios para o Nirvana


Se você quiser saber mais sobre os aspectos culturais, políticos e legais que cercam o uso de psicodélicos, esta é a sua escolha. Neurons to Nirvana é um belo documentário que explora a história de cinco poderosas substâncias psicodélicas: LSD, psilocibina, ayahuasca, cannabis e MDMA. Ele também oferece novos e interessantes insights sobre o que o futuro reserva para os psicodélicos.

O filme entrevista muitos dos principais pesquisadores, escritores e psicólogos do mundo. Eles explicam como as substâncias psicodélicas podem ser usadas para o tratamento de doenças físicas e mentais.

5. Hamiltons Pharmacopeia – Cogumelos Mágicos no México


Hamiltons Pharmacopeia é uma série documental americana que segue Hamilton Morris em sua busca para entender a história, a química e o impacto social dos psicodélicos.

Neste episódio, Cogumelos Mágicos no México , Hamilton explora o mundo dos cogumelos mágicos, do império asteca aos laboratórios secretos. Ele viaja para Oaxaca, Jalisco e Flórida e recebe ajuda de xamãs, agricultores clandestinos e etnomicólogos.

6. Um Novo Entendimento: A Ciência da Psilocibina


Um Novo Entendimento: A Ciência da Psilocibina examina mais de perto a ciência por trás da psilocibina. Ele se concentra em como a psilocibina pode ser usada para tratar o medo da morte em pacientes com câncer terminal.

7. Aya: Despertar


Aya: Awakenings segue a jornada do autor Rak Razam pela selva amazônica para desvendar os mistérios da planta medicinal Ayahuasca.

A medicina vegetal tem sido usada há milhares de anos por tribos indígenas para curar doenças físicas e limpar a mente. Este filme oferece uma visão interessante sobre o mundo do xamanismo amazônico.

8. Curar



Heal é um documentário (no Netflix) não sobre psicodélicos, mas sobre o poder de autocura do corpo humano. Ele explica como a redução do estresse ativa o poder de autocura do corpo e como os psicodélicos reforçam esse poder.

Heal ensina mais sobre como o corpo funciona, o que é incrivelmente útil ao estudar psicodélicos e seus efeitos.

9. O Último Xamã


The Last Shaman (Netflix) mostra a jornada de um jovem americano chamado James Freeman e suas lutas contra a depressão clínica e o suicídio. Depois de anos de terapia e tomando remédios convencionais, ele decide procurar um xamã tradicional na América Latina. Aqui, ele participa de uma cerimônia de ayahuasca e embarca em uma jornada de cura de vários meses.

Participar de uma cerimônia de ayahuasca tornou-se cada vez mais popular na última década, levando a um aumento no número de golpistas que se apresentam como xamãs. O filme oferece algumas informações úteis se você estiver curioso sobre como participar de uma cerimônia legítima de ayahuasca.